domingo, 12 de janeiro de 2014

Trate seu estresse com Hipnose, Profª Silca, Parapsicóloga Clínica. Joinville - Terapeuta a partir de 1981


REAÇÕES DO ESTRESSE 

 

      A nossa estrutura biológica que é lenta, foi superada pela rapidez com que novas realidades da sociedade moderna através da comunicação vêm ocorrendo.

      A estrutura biológica não consegue mais acompanhar a rapidez das mudanças, o corre-corre,  a cobrança cada vez maior da sociedade,   gerando um mecanismo conhecido como estresse.

      O termo estresse (português brasileiro) ou stress ( português europeu) foi publicado pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Selye. Segundo Hans Selye, uma das melhores definições da palavra estresse continua sendo “desgaste biológico”. O conceito de estresse não está obrigatoriamente relacionado com situações ruins.

      Há ainda o estresse bom, que é gerado quando estamos ansiosos trabalhando por algo que nos trará alguma saciedade ou felicidade futuras, como quando planejamos um projeto, uma viagem, ou estamos na correria para que algo de bom aconteça.

      As doenças psicossomáticas são comuns como resultados ou complicações do estresse psíquico. Os estressados crônicos apresentam vários distúrbios que apresentam quadros como: fadiga, ou um quadro de exaustão, cefaléia, mudança de apetite, cansaço muscular, falha de memória, distúrbios sexuais, má digestão, alterações hormonais, de TPM, enfim, desgastes.

      O elevado nível de estresse emocional aumenta a suscetibilidade às doenças: o estresse crônico atua de modo a suprimir o sistema imunológico, que por sua vez gera maior suscetibilidade às doenças, além de provocar um desequilíbrio emocional, podendo aumentar a chance de um distúrbio mental, chegando a patologia severas. No entanto, muitas pessoas que vivem sob grandes cargas de estresse não ficam doentes.

      A ansiedade quando intensa também  é chamada  de síndrome do pânico (crise ansiosa aguda), e ao liberar as emoções ruins, há um melhoramento geral. Compreender os sentimentos e emoções leva a uma atitude de como se está lidando com o mundo e os acontecimentos ao seu redor.

      A síndrome do intestino irritável já foi vista como distúrbio alimentar provocado pelo estresse. O intestino é um órgão tão temperamental que os fisiologistas o consideram nosso segundo cérebro.

      Na busca pela sobrevivência em tempos de mudança e incertezas as pessoas acabam por perder o foco das coisas que realmente são importantes. O que é o progresso? Possuir coisas ou ter qualidade de vida. “Ter ou Ser”.

      As pessoas realmente passam tanto tempo planejando ou sobrevivendo que  se esquece de simplesmente viver um dia de cada vez, voltando a ter prazer, sentindo a felicidade dos breves instantes e vendo a beleza das coisas simples.

 

Silca T Malutta – Parapsicóloga Clínica. Profª de Regressão de Memória do Instituto de Parapsicologia Clínica Integrativa (Namaskar) silcamalutta@gmail.com

Nenhum comentário: