terça-feira, 11 de janeiro de 2011


Profª Silca T Malutta - Orientadora e Educadora em Parapsicologia - Pós-graduada em Ciências Mentais, hipnose e regressão - Pesquisadora em Física Quântica. Terapeuta desde 1981
Contanto: (47) 3433-5360, (47) 8449-8400 - silcamalutta@terra.com.br

Eu psíquico

ARTIGO PUBLICADO PELO JORNAL A NOTÍCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA EM 16.10.2010.

Eu psíquico

A projeção é o ato de liberar o Eu psíquico, com todas as suas funções, transcendendo as limitações de tempo e espaço. Ela tem como finalidade fazer-nos entrar em contato com aqueles que necessitam de ajuda e a quem desejamos ajudar. Com treinamento adequado e específico, poderemos, por meio da vontade, expandir e projetar a consciência à lugares distantes, como se estivéssemos realmente tomando conhecimento da situação por meio de nossos sentidos físico de visão, audição, olfato, paladar e tato.
A projeção permite a comunicação com pessoas, sem contato pessoal. A Mente Cósmica ou Consciência Cósmica é usada para transmitir vibrações. Na projeção da nossa presença de um local para outro, a Consciência Cósmica é usada, assim como as ondas de luz na projeção de um filme.
Aquilo que uma mente pensa, sente ou sabe, pode ser liberado para a Mente Cósmica e, dessa forma, transmitido pelo espaço, de modo a entrar em contato com qualquer outra mente. É como se a Consciência Cósmica fosse uma central telefônica e todas as mentes humanas, como ramais, estivessem ligadas a essa central. A mente subconsciente é capaz de comunicar-se com todas as outras mentes e com o plano cósmico. Chamamos a isso perceber além da mente objetiva. É assim que sentimos Deus, a energia psíquica e as coisas ocultas ou veladas
A técnica de projeção mental é a própria energia do pensamento no processo de ajuda à distância. Durante o estado de hipnose, a projeção da mente de uma pessoa é enormemente potencializada, proporcional à vontade, à crença e a fé, em sintonia direta como corpo físico e mental de uma pessoa que está distante. A projeção é conduzida pelo hipnólogo.
A expansão da consciência para a mente de outrem pode levar consigo todas as características da personalidade, de forma que o receptor pode sentir uma espécie de materialização ou visão de quem está expandindo a consciência.
Por meio do conhecimento e da prática da projeção como ajuda terapêutica, agimos de forma a facilitar o mecanismo da vontade da pessoa projeta, por meio da mente do cliente, durante a experiência projetiva. Para que isso ocorra, tem que existir sintonia entre as pessoas envolvidas.

Psicoterapeuta Profª Silca T Malutta - parapsicóloga clínica, especialista em Ciências Mentais, Hipnose e Regressão.
Contato: silcamalutta@terra.com
(47) 3433-5360 , (47) 8449-8400

Transe Hipnótico

ARTIGO PUPLICADO NO JORNAL A NOTÍCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA EM 07.10.2010.

Ao se falar em transe hipnótico, surgem diversas perguntas. Em geral, são sempre as mesmas.
Por meio de um relaxamento profundo, ou hipnose, ou ainda estado Alfa, o terapeuta conduz o relaxamento com um tom de voz, em geral, calmo e repetitivo, num ambiente tranqüilo, trazendo sensação de extremo bem- estar. Mas só é hipnotizado quem se entrega ao processo.
A hipnose utilizada terapeuticamente é consciente e qualquer pessoa que queira pode entrar em transe hipnótico. Muitas vezes o terapeuta não consegue fazer com que você regrida.
É o seu “eu” dizendo que não é o momento. Você não está preparado para ter essa experiência ou as respostas de que você precisa. Quando o nível de ansiedade é alto, tornar-se mais difícil obter um relaxamento completo, mas com exercícios e práticas todos podem atingir o nível de transe hipnótico adequado.
Ao trabalharmos sobre o subconsciente/inconsciente, limpando-os das ilusões, traumas e bloqueios, provocamos a manifestação da verdadeira personalidade do indivíduo e todas as doenças irão, gradativamente, deixar de se manifestar. Males e medos começam a desaparecer, pois agora tem mais consciência de si e do seu potencial.
A hipnologia vale-se de instrumentos como a hipnose clínica, as técnicas de regressão, a reprogramação mental e tantas outras técnicas, para promover o despertar da consciência do Ser, e quando a pessoa passa de um nível consciencial para outro, tudo se transforma. O indivíduo aprende a se gerenciar, a administrar, com sucesso, a própria vida. Eis, então, o que difere de outras linhas terapêuticas, que não pode, está impedida pela “ciência oficial”, de ir além do que pode ser percebido por meio dos cinco sentidos básico do homem. Quando você se conhece, se valoriza, se autoafirma, se altoestima, o milagre da vida se renova a cada dia.

Psicoterapeuta Profª Silca T Malutta- parapsicóloga clínica, especialista em Ciências Mentais, Hipnose e Regressão.
Contato: silcamalutta@terra.com
(47) 3433-5360 , (47) 8449-8400

OLHOS FECHADOS, MENTE ABERTA

Artigo publicado no Jornal A Notícia do Estado de Santa Catarina em 29/08/2010.

Desacreditada por uns e bastante procurada por outros a hipnose é uma técnica utilizada para buscar respostas de conflitos internos, conhecidos e desconhecidos do ser humano.
A Hipnose é um Estado Alterado de Consciência, caracterizado por intensa concentração de atenção num estímulo determinado, diminuição da atenção periférica e do ritmo cerebral. É geralmente induzido por uma estimulação repetitiva, e monótona. (FONSECA)
Esta técnica pode trazer grandes benefícios a sua vida, como melhorar a saúde, melhorar a aprendizagem, manter estável o nível do estresse cotidiano, eliminar traumas e bloqueios enfim, permitir que a pessoa alcance uma paz de espírito duradoura que se refletirá, sem dúvida alguma, em êxito e felicidade no seu dia a dia.
A maior parte do nosso poder mental não utilizada é classificada como subconsciente/inconsciente. Cabe a cada um de nós atingirmos e desenvolver este imenso reservatório de poder e, a melhor maneira de chegar ao inconsciente é através de uma das muitas técnicas hipnóticas como a hetero-hipnose e a auto-hipnose.
Esta técnica terapêutica se encaixa perfeitamente no padrão de velocidade exigido pela modernidade do nosso atual mundo globalizado onde a dificuldade econômica de muitos e a falta de tempo de certas pessoas e a expectativa de resultados rápidos por aqueles que se consultam vêm de encontro a essa prática
O transe hipnótico pode ser definido como o momento em que a sugestão atinge a sua ação mais poderosa, um fenômeno que revela a força do inconsciente que você tem e que está à sua disposição para ser dirigida e controlada por você mesmo em seu próprio benefício, permitindo conhecer, orientar e dirigir o seu pleno potencial e, assim, obter soluções para seus problemas. Desvincule-se das emoções ligadas às lembranças traumáticas vivenciadas ou presenciadas. Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado
Psicoterapeuta Profª Silca T Malutta- parapsicóloga clínica, especialista em Ciências Mentais, Hipnose e Regressão.
Contato: silcamalutta@terra.com
(47) 3433-5360 , (47) 8449-8400

DENTRO DE SI

ARTIGO PUBLICADO PELO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA EM 14 E 15 DE AGOSTO DE 2010.

São nossos pensamentos e opiniões que criam nossos sentimentos, e ambos criam nossas atitudes. Mas tememos os sentimentos, fugimos deles, negamos senti-los e, com isso, as dificuldades se somam. Ignorar sentimentos não faz desaparecerem. Tudo o que é negado se torna mais forte. Para que possamos nos conhecer profundamente é necessário deixar que todas as emoções que estão dentro de nós de forma subconsciente/inconsciente se tornem conscientes. Sem fugas, que em geral acontecem de diversas maneiras, seja trabalhando em excesso, consumindo álcool, tendo compulsão por comida, compras, jogos, etc.
Estamos constantemente ocupados com tantos afazeres, que sequer nos damos tempo para identificar o que sentimos. Tudo isso faz com que olhemos apenas para fora, e não para dentro de nós.
Quando reprimimos o que sentimos, impedimos que a energia contida se manifeste e nos mantemos no mesmo padrão de comportamento, não permitindo as mudanças, tão essencial ao crescimento. Com isso, seguimos a vida repetindo padrões que podem ser amenizados ou dessensibilizados com o autoconhecimento, mais efetivamente com o processo da psicoterapia.
Modifica tua vida mudando tuas ações. Ao transformares teu modo de Ser, transformarás as reações na tua existência. Podes modificar tua vida aceitando o teu hoje e reprogramando atitudes desagradáveis.
NINGUÉM TE MACHUCA, TU TE MACHUCAS E NÃO PERCEBES, POR ISSO ACUSAS OS OUTROS. Ninguém te faz infeliz, tu é que esperas que os outros te façam feliz. É preciso lembrar e ter consciência de que se alguém não te aceitou, te abandonou, muitas te deram valor, gostam de ti e estão ao teu lado.
A vida não pode ser contabilizada só de dor, mágoas, tristezas. Saber valorizar o que recebemos de bom e partilhar com quem nos faz sentir vivos, alegres, pode ser um antídoto contra a dor que nos fizeram um dia sentir. Se ainda tens medo do que dirão de ti, de perder teu status social ou profissional, estás te despotencializando. Solte essa dor, chore o que não chorou, procure quem possa ouvi-lo, só assim irá conseguir se libertar daquilo que ainda dói.
Terapeuta Profª Silca T Malutta- parapsicóloga clínica, especialista em Ciências Mentais, Hipnose e Regressão.
Contato: silcamalutta@terra.com
(47) 3433-5360 , (47) 8449-8400

Para além da Psicologia

A Parapsicologia passou por vários nomes como: Metapsíquica, Ciências Psíquicas, Pesquisa Psíquica, e outros.
Em 1953, a Parapsicologia foi reconhecida oficial e universalmente como ciência, após o Congresso Internacional de Parapsicologia organizado pela “Parapsychology Foundation”, pela Universidade Real de Utrech e pelo Ministério de Educação e Cultura da Holanda.
Em 1960, a UNESCO classificou a Parapsicologia como a ciência mais importante para a humanidade.
Existem no mundo muitas instituições universitárias, onde se investiga e leciona a Parapsicologia. Deve destacar-se por seu especial significado a cátedra de Parapsicologia na Universidade Lateranense, no Vaticano – Roma.
Em Joinville, o Instituto de parapsicologia e Ciências Mentais há uma década promove cursos profissionais nesta área.
Já foi instituído o dia Estadual do Parapsicólogo, comemorado em 29 de julho conforme projeto de Lei proposto pelo nobre deputado Estadual Darci de Matos e aprovado pela Assembléia do semestre passado.
A definição de Parapsicologia, pela etimologia, pareceria ser “para além da Psicologia”. A raiz grega para tem um amplo e complexo significado: além de, junto a, à margem de, ao lado de, agregado a...
A parapsicologia é uma ciência que segue métodos próprios e se baseia no conhecimento racional. Desponta como a ciência terapêutica da nova era. Com uma abordagem de ajuda e práticas científicas que visa ampliar o leque de possibilidades à solução de problemas do ser humano restabelecendo o equilíbrio corpo-mente. Mas muita gente ainda tem medo de ir ao parapsicólogo.
A parapsicologia trabalha com regressão e progressão de memória, com técnicas específicas para cada situação todos podem aprender a reprogramar o seu subconsciente e ir conquistando a certeza do sucesso absoluto que está dentro de cada um de nós.
Terapeuta Profª Silca T Malutta- parapsicóloga clínica, especialista em Ciências Mentais, Hipnose e Regressão.

COMO ABORDAR O SUBCONSCIENTE

Artigo publicado pelo Jornal Notícia do Dia em 28/07/2010

A terapia de regressão de memória é a forma mais segura de abordagem do subconsciente. Pode-se afirmar que a terapia de regressão está muitos anos à frente na possibilidade de auxiliar na recuperação das emoções.
Por meio desta abordagem terapêutica, são trazidos à consciência os motivos dos comportamentos ou das dificuldades atuais. O objetivo é guiar, numa exploração de seu próprio sistemas de crenças e equipar com as ferramentas pertinentes para modificar aquelas coisas que se quer mudar.
São trazidos à consciência os motivos dos comportamentos ou das dificuldades atuais. Nesse processo todo, ocorre a liberação de emoções e a liberação de bloqueios, o que resultará no desenvolvimento de novos potenciais, desbloqueando talentos reprimidos, integrando a pessoa ao seu verdadeiro propósito de vida e abrindo acesso a mudanças profundas na alma.
Quando abordamos o subconsciente por meio da regressão terapêutica, estamos levando a pessoa a descobrir, no passado, a origem do problema de suas queixas. Nosso comportamento é guiado por decisões que tomamos no passado. Consciente ou inconscientemente, estas decisões afetam nosso comportamento no presente.
Portanto, a regressão não apresenta nada de misterioso e mágico. Ela Abre uma janela ( subconsciente) para o mecanismo de sua própria consciência. É uma ferramenta de grande importância, e sua eficiência é comprovada na investigação dos conteúdos do subconsciente para a harmonização de seu passado e presente.
Deve-se considerar que penetrar no desconhecido (subconsciente ou inconsciente) e mexer com estruturas longamente solidificadas, de início e, principalmente para o leigo, possa causar um sentimento de inquietação, medo ou receio. Mas o alívio se faz presente de imediato.
Às vezes, escolhe-se ficar no mundo externo, o que por certo é muito cômodo, examinando a vida dos outros. E é assim que o “eu” “autocentrado” segue avaliando os outros, dando-lhes uma identidade e rotulando. Dessa forma simplista formamos uma opinião e chegamos a uma conclusão sobre as pessoas, deixando de lado a necessária empatia. O que muitos ainda não entendem é que se o passado de uma pessoa fosse o seu passado, se o nível de consciência dela fosse o seu, você pensaria e agiria exatamente como ela. Dentro deste raciocínio e frente a esta verdade, poucos se atêm ou estão preparados para reconhecer, aceitar e respeitar o outro.
Ao compreender isso, ficará mais fácil perdoar, desenvolver a compaixão e alcançar a paz.
Profª Silca T Malutta – parapsicóloga clínica, especialista em ciências mentais, hipnose e regressão.

Canais Sensoriais

Artigo publicado em 11/05/2010 pelo Jornal Notícias do Dia em Joinville
Ao longo do tempo, tornou-se óbvia a descoberta de elementos que caracterizam a personalidade de um indivíduo. Hoje, descobrimos à medida que usamos modelos terapêuticos para promover mudanças, como o nível mais profundo da personalidade do ser humano funciona.
Conhecendo a base da personalidade e como a pessoa costuma se comunicar consigo e com outros, temos um modelo que foi desenvolvido por Richard Bandler e John Grinder, denominado PNL (Programação Neurolinguística), e explica como nós processamos as informações que nos chegam do mundo externo.
A nossa percepção de um acontecimento ocorre na medida em que experimentamos as informações, que nos chegam através de nossos canais sensoriais de entrada: Visual, incluindo o que vemos ou o modo como alguém olha para nós; Auditivo, que inclui sons, palavras que ouvimos e como as pessoas nos dizem tais palavras; cinestésico ou sensações externas, que incluem o toque de alguém ou de alguma coisa, a pressão e a textura, o corpo percebe e sente vibrações; Olfativa, que é o cheiro; e Gustativo, que é o sabor. Nossos filtros internos podem omitir, distorcer e generalizar informações que recebemos através dos cinco sentidos.
As pessoas respondem à sua experiência, não à realidade em si. O que percebemos do mundo é apenas uma parte da realidade que foi filtrada pelos sentidos, pelas experiências e pelas crenças - e reconstruída no cérebro por meio da linguagem.
Nossos filtros internos, ao nos comunicarmos conosco mesmo ou com outra pessoa, resultam de decisões sobre quem somos. Decisões limitantes podem afetar toda a nossa vida. Decisões podem criar crenças, valores e atitudes e até o modo de viver.
Muitas das nossas decisões foram feitas inconscientemente na mais tenra idade e depois esquecidas. Tomamos decisões em um determinado momento e não as reavaliamos, quando crescemos ou quando nossos valores mudam.
Aquelas decisões que não reavaliamos, reestruturamos (especialmente as limitantes), afetam nossa vida de maneira ou modo que não correspondem mais à nossa realidade do agora, no entanto, estamos pressas a ela por arrastos inconscientes. Quem somos nós, senão a nossa coleção de memórias?
As memórias são registradas e armazenadas durante a nossa vida e, ao longo do tempo. Consciente ou inconscientemente, estas decisões afetam nosso comportamento no presente.
Terapeuta Profª Silca T.Malutta. Pós-graduada em parapsicologia e Ciências Mentais(Hipnose e Regressão).
silcamalutta@terra.com.br

Gerenciar emoções

Artigo publicado pelo Jornal A Notícia do Estado de Santa Catarina em 05/05/2010
Todo ser humano passa por turbulências em sua vida. A alguns falta o pão na mesa; a outros, a alegria na alma. O homem sonha em viver dias felizes, mas não sabe conquistar a felicidade. Por que muitos falharam em conquistar a felicidade? Precisamos aprender a navegar nas águas da emoção se quisermos ter qualidade de vida no mundo estressante em que vivemos.
No mundo da emoção você precisa treinar tua emoção para ser feliz. Você precisa educá-la para superar as perdas e as frustrações. Caso contrário, sua emoção nunca será estável nem capaz de contemplar o belo nos pequenos eventos da rotina diária.
Duvide de tudo aquilo que controla tua emoção e conspira contra tua vida. Critique cada pensamento negativo. Existe um pequeno “eu” no teu interior. Ele pode ser seu amigo ou o pior inimigo, tudo vai depender do teu relacionamento com o seu self. Critique a passividade do “eu”. Critique seu conformismo e reflita sobre as causas de seus conflitos. O seu self deve contribuir para reeditar para reprogramar o filme do seu inconsciente.
Você não pode apagar o filme da tua vida, mas pode reprogramar, reeditar. Não há milagre para mudar a personalidade, mas é possível treinar a emoção para ser feliz. É importante perdoar e saber se perdoar. Mesmo que nada, em sua avaliação, justifique perdoar uma ofensa, faça-o por amor a si mesmo. Quando você perdoa, aquela emoção morre dentro de você e renasce de outra forma. Gerencie as emoções. Caso contrário, seu inimigo interior, seu “eu”, dormirá com você.
A mudança está em suas mãos. Reprograma sua meta. Procure ajuda se precisar. Qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Busque o bem e viverás melhor. Seja um sábio, reconheça seus erros e não se esconda atrás da sua rigidez. Proteja sua emoção. Não faça de sua emoção uma lata de lixo.

Terapeuta Profª SilcaT.Malutta.Pós-graduada em parapsicologia clínica. silcamalutta@terra.com.br

O Carnaval e os foliões

Matéria publicada em 12/02/2010 pelo Jornal A Notícia de Santa Catarina

O CARNAVAL E OS FOLIÕES

Quando se fala em carnaval, logo vêm à cabeça festa, alegria, amores passageiros. Mesmo que exista no inconsciente coletivo o paradigma - com a chegada do Carnaval, o País para ou tudo só começa depois deste evento. Para alguns, datas como estas são uma oportunidade para extravasar, mudar de comportamento. É a manipulação do inconsciente coletivo que encontra acolhida nos ouvidos ávidos pela palavra de ordem que “vale tudo”.
O carnaval é uma espécie de autorização ou convite para muitos excessos. E o excesso pode ser percebido quando se começa a ultrapassar o direito do outro.
Mas, afinal, o carnaval é festa do “Bem ou do Mal”? É uma questão sine qua non. Para bom entendedor, meia palavra basta. Tudo depende de como você “vive” o carnaval. As manifestações do bom humor, de alegria profunda e verdadeira sempre vêm do comportamento saudável, enquanto que os excessos, não.
Os foliões, querendo viver momentos de alegria e prazer, lançam mão das justificativas de uma liberdade provisória - talvez aspirando anestesiar algo. Liberando emoções, sentindo-se bem. O carnaval pode ser útil para isso. É uma poderosa válvula de escape para enfrentar os revezes da vida.
O carnaval é uma festa tão importante, tão cheia de tons artísticos que, nesses dias mal se come e dorme. Dança-se, dança-se muito, quase até cair. O Brasil se torna o palco do mundo por meio das alegorias, das atitudes, palavras, coreografias e refrões.
E antes de sair para a folia, é melhor tomar alguns cuidados e assim aproveitar o carnaval em segurança. Como por exemplo: revisar o veículo, estar com os documentos em dia, evitar andar com grande quantidade de dinheiro ou jóias, ingerir líquidos, levar camisinha para si e para os amigos, e não esquecer de dar retorno ao celular dos pais.
Excelentes e maravilhosos dias de alegria a todos.

Terapeuta Profª Silca T Malutta – Parapsicóloga – silcamalutta@terra.com.br