terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Carnaval e os foliões

Matéria publicada em 12/02/2010 pelo Jornal A Notícia de Santa Catarina

O CARNAVAL E OS FOLIÕES

Quando se fala em carnaval, logo vêm à cabeça festa, alegria, amores passageiros. Mesmo que exista no inconsciente coletivo o paradigma - com a chegada do Carnaval, o País para ou tudo só começa depois deste evento. Para alguns, datas como estas são uma oportunidade para extravasar, mudar de comportamento. É a manipulação do inconsciente coletivo que encontra acolhida nos ouvidos ávidos pela palavra de ordem que “vale tudo”.
O carnaval é uma espécie de autorização ou convite para muitos excessos. E o excesso pode ser percebido quando se começa a ultrapassar o direito do outro.
Mas, afinal, o carnaval é festa do “Bem ou do Mal”? É uma questão sine qua non. Para bom entendedor, meia palavra basta. Tudo depende de como você “vive” o carnaval. As manifestações do bom humor, de alegria profunda e verdadeira sempre vêm do comportamento saudável, enquanto que os excessos, não.
Os foliões, querendo viver momentos de alegria e prazer, lançam mão das justificativas de uma liberdade provisória - talvez aspirando anestesiar algo. Liberando emoções, sentindo-se bem. O carnaval pode ser útil para isso. É uma poderosa válvula de escape para enfrentar os revezes da vida.
O carnaval é uma festa tão importante, tão cheia de tons artísticos que, nesses dias mal se come e dorme. Dança-se, dança-se muito, quase até cair. O Brasil se torna o palco do mundo por meio das alegorias, das atitudes, palavras, coreografias e refrões.
E antes de sair para a folia, é melhor tomar alguns cuidados e assim aproveitar o carnaval em segurança. Como por exemplo: revisar o veículo, estar com os documentos em dia, evitar andar com grande quantidade de dinheiro ou jóias, ingerir líquidos, levar camisinha para si e para os amigos, e não esquecer de dar retorno ao celular dos pais.
Excelentes e maravilhosos dias de alegria a todos.

Terapeuta Profª Silca T Malutta – Parapsicóloga – silcamalutta@terra.com.br

Nenhum comentário: