domingo, 24 de janeiro de 2010

RUÍDOS - VOZ INTERIOR

RUÍDOS (Subtítulo: Voz interior)

Na vida, por melhor ou mais equilibrada que seja, sempre há os momentos de desafio.
Mas hoje eu quero que observe o que acontece na sua cabeça. Um desafio que vem de dentro de nós, e que muitas vezes se esconde nas nossas profundezas de maneira tão disfarçada que mal o reconhecemos.
Há quase sempre “um ruído de fundo” que o acompanha, quase nem dás por conta – estou falando do sabotador interno. O teu cérebro habituou-se a essa espécie de voz, a esse ruído. Essa voz que quase nunca o larga dentro da sua cabeça, que é o diálogo interno, ou seja, no tipo de coisas que dizemos a nós mesmos e como as dizemos. Esse crítico interior conhece intimamente os nossos pontos fracos, essa voz que vive dentro de nós apontando erros, prevendo fracassos e minando nossas possibilidades de sucesso. O diálogo interno negativo é a perdição na vida de muitas pessoas.
Para ajudá-lo a entender isto, sugiro que pense em quantas vezes na vida quis algo, conscientemente, mas sem perceber, acabou por fazer algo que ia exatamente contra aquilo que queria. Pense nas vezes em que tentou controlar-se, mas acabou tendo uma explosão de raiva no lugar e no momento inadequado. Por tudo isso, não há ninguém do mundo com mais potencial para sabotar sua performance do que você mesmo – ajudado, claro, por seu crítico interior.
Existem muitas partes de nós, e nem sempre elas estão em acordo.
Se você quer tornar-se amigo do seu crítico interior, a primeira coisa a fazer é ensiná-lo a trabalhar com observações positivas. Mude a maneira como você fala consigo porque isso tem um efeito calmante e dá-lhe mais apoio. Modifique as características da voz de seu crítico inteiro, como tonalidade, velocidade e volume.
O importante é transformá-la até que ela lhe transmita segurança e confiabilidade, até que você se sinta bem ao ouvi-la. É um trabalho de autoconhecimento reconhecer atos inconscientes do sabotador interno. Ele mora nas suas profundezas.
E quando o encontrar tenham uma longa conversa. Um bom crítico é aquele que avalia idéias e dá um feedback com sugestões viáveis para melhorar sua performance. Boa sorte.

Profª Silca T. Malutta – Orientadora e educadora em parapsicologia em Joinville - SC / contato: (47) 3433-5360/ 8449-8400 - Artigo publicado pelo Jornal A Notícias do Estado de Santa Catarina em 10/07/09

Nenhum comentário: